segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula Grupo 4


Professoras Administradoras: Lucy Mendonça, Maria Aparecida, Márcia Pereira, Maria Ap. Nascimento, Márcia Lopes e Márcia Lovatto
   
 
PLANO DE AULA

 


Disciplina: Matemática
Nível: 7º Ano Ensino Fundamental

Tema: Sistema de Numeração

Conteúdo:
  • Números naturais (operações básicas)
  • Geometria:
- Formas planas e espaciais
- Perímetro e área
- Polígonos e poliedros
  • Volume do prisma


Objetivo Geral

  • Desenvolver habilidades e competências para observar, realizar e compreender, um sistema de numeração e calcular operações básicas envolvendo situações problemas.


Objetivos Específicos:

Saber realizar operações com números naturais de modo significativo (adição, subtração, multiplicação e divisão). Compreender a noção de área e perímetro das figuras planas, representar e planificar figuras espaciais. Identificar prismas em diferentes contextos, bem como saber construir e calcular seus volumes. Desenvolver a competência Leitora e escritora.

Justificativa

Fazer com que o aluno adquira conhecimentos, relacionados a perímetro, área e volume dos sólidos geométricos e aprenda aplicar seu conhecimento adquirido a sua realidade e ao seu cotidiano. Resolver situações problemas que envolvam operações referentes às formas planas e espaciais.


Estratégias

Serão oferecidas aos alunos várias oportunidades de aquisição do conhecimento através de atividades elaboradas especificamente após uma análise pelo professor de um levantamento prévio sobre as dificuldades apresentadas pelos alunos, pois é notória a dificuldade apresentada em leitura e escrita, quando é apresentada uma situação que envolve leitura e interpretação de um problema matemático.
Aulas serão expositivas, dialogadas, explorando atividades teóricas, narrativas de textos, discussões, levantamento bibliográfico e trabalhos práticos.
Participação nas aulas, elaboração de atividades de ensino, questões sobre os textos indicados e situações problemas, manuseio dos blocos lógicos.
O trabalho com materiais concretos no ensino da matemática:
a) O Construtivismo e a matemática
b) Jogos matemáticos como recurso didático.

Narrativas

De acordo com a Proposta Curricular de Matemática, é definido que a apresentação de todos os conteúdos, envolve idéias norteadoras de que as narrativas são muito importantes no desenvolvimento de cada aula, pois é contando histórias que os significados são construídos. E ainda que as narrativas sejam, muitas das vezes, construções fictícias ou fantasiosas, e uma das fontes primárias para alimentar as histórias a serem contadas é a História da Matemática. É na história que buscamos a compreensão dos significados dos conceitos, dos fundamentos, e principalmente o significado das transformações, ocorridas ao longo de todo processo de ensino aprendizagem.
 O desenvolvimento deste plano foi o de mapear as informações mais relevantes e organizar a partir de narrativas significativas, atividades cujo objetivo é contemplar a compreensão e o desenvolvimento das competências básicas para a formação educacional e pessoal do educando.

Recursos Materiais e Tecnológicos
  • Lousa
  • Livro Didático
  • Cadernos do aluno
  • Jornais e Revistas
  • Calculadora
  • Data-Show e Internet.

Avaliação

A avaliação será formativa e diagnóstica sobre o conteúdo a ser aprendido, ocorrerá durante todo o processo de realização das atividades sobre o fazer e participação do aluno, utilizando instrumentos diversificados, para contemplar o desenvolvimento de habilidades e competências, traçando percursos e fazendo as retomadas quando necessário.


Recuperação


Fazer a retomada a partir do momento em que diagnosticado dificuldades encontradas durante todo o processo de ensino, procurando buscar soluções através do mapa de percurso, apresentar atividades diversificadas para uma melhor compreensão e interesse em estar resolvendo atividades, incentivo a pesquisa, leitura e escrita para aquisição de competências e habilidades que o leve conseguir alcançar os níveis básicos satisfatórios.


Referências Bibliográficas

Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Matemática – São Paulo: SEE, 2008.




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